top of page

Em outubro de 2004, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas – NIPIAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, organizou o primeiro Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, realizado no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Esse foi o I JUBRA, que teve como tema central as Perspectivas e Ações em Saúde, Educação e Cidadania. Desde então, a partir da curadoria do NIPIAC/UFRJ, outras Universidades e grupos de pesquisa na área da juventude foram convidados e se interessaram em acolher e organizar o Simpósio.

O II JUBRA, cujo tema foi Ecos na América Latina, foi realizado em novembro de 2006, em Porto Alegre, sob os auspícios da Pontifícia Universidade Católica e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em junho de 2008 foi realizado o III JUBRA, em Goiânia, na Universidade Católica de Goiás, cujo tema foi Juventudes no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas.

O IV JUBRA foi realizado em junho de 2010, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte, com a temática Juventudes Contemporâneas – um mosaico de possibilidades.

Em setembro de 2012, no Recife, foi realizado o V JUBRA, na Universidade Federal de Pernambuco, sob o tema Territórios interculturais da juventude.

O VI JUBRA retornou o simpósio ao Rio de Janeiro, realizado em setembro de 2015 no mesmo campus onde se realizou pela primeira vez, e novamente promovido pelo NIPIAC/UFRJ em parceria com a UNIRIO, UERJ e UFF, teve como convocação Os Jovens e seus outros.

O VII JUBRA ocorreu em agosto de 2017, em Fortaleza, Ceará, promovido e organizado pela Universidade Federal do Ceará, e teve como temática central Movimentos, Experiências, Redes e Afetos.

O VIII JUBRA foi realizado em dezembro de 2020, sob organização da Universidade Federal do Pará e instituições parceiras, com o tema O Protagonismo e as lutas das juventudes: diversidade, direitos e democracia. Organizado em Belém, durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19, promoveu diversas atividades online e algumas com transmissão ao vivo. 

O JUBRA, ao longo deste período, pode articular uma extensa rede de pesquisadores, docentes, estudantes, gestores públicos, profissionais e jovens em torno da temática da juventude. Mobilizaram a academia, os profissionais, professores do Ensino Fundamental e Médio, e os estudiosos do campo da juventude. Além disso, os Simpósios potencializaram discussões e intercâmbios no nível nacional e internacional, a partir da perspectiva de diferentes disciplinas e campos do saber, comprometidos com as questões da justiça e da igualdade. A partir da consolidação deste evento, como fórum nacional e internacional de diálogo sobre os jovens e as juventudes, foi proposta a institucionalização de uma rede que associe pesquisadores e pesquisadoras, e demais interessados, de modo a propulsionar a produção do conhecimento, o diálogo interdisciplinar, a interação com os setores relevantes da sociedade, assim como alavancar possibilidades de intervenção nos espaços públicos da sociedade acerca das questões de relevância para a vida dos jovens. Como resultado desse acúmulo de encontros e discussões foi organizada a Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira – REDEJUBRA, fundada em agosto de 2017, em Assembleia Geral, por ocasião do VII JUBRA, em Fortaleza, Ceará.

História

Foto das pessoas que estavam presentes na fundação da Redejubra
Assembleia de criação da Rede JUBRA, realizada no dia 14 de agosto de 2017, durante o VII Jubra, em Fortaleza - CE.

A RedeJubra

A Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira – REDEJUBRA, fundada em 14 de agosto de 2017, em Fortaleza, Estado do Ceará, é uma associação civil, sem fins lucrativos, sem distinção de sexo, credo religioso, político ou de nacionalidade, destinada a oportunizar as trocas e intercâmbios acadêmicos e científicos entre pesquisadoras e pesquisadores da área da juventude, e áreas afins, e entre eles/as e a sociedade mais ampla.

A Associação REDEJUBRA tem como objetivo geral estimular o diálogo, a interação e a sensibilização acerca das questões dos jovens, e na condição de ator institucional participar, responder e intervir nas questões de relevância pública no campo da juventude, especificamente:

I) promover o diálogo e o intercâmbio científico entre os estudiosos desta área;

II) assegurar a continuidade do Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira – JUBRA;

III) contribuir para que as agendas políticas, culturais e jurídicas contemplem as questões e problemas da juventude;

IV) engajar-se nos debates públicos da sociedade mais ampla acerca do que possa ser relevante para a vida dos jovens;

V) desenvolver ações para que o conhecimento produzido na Universidade e demais Centros de Pesquisa se torne acessível a todos e todas;

VI) promover, nos diversos setores da vida social, a visibilidade e a discussão pública de questões que atinjam os jovens;

VII) articular, e articular-se a outras forças, coletivos e instituições da sociedade de modo a cumprir com os objetivos a que se propõe;

VIII) contribuir com a transformação das sociabilidades e políticas públicas com a participação dos jovens.

bottom of page